Boas Vindas

Seja bem-vindo ao GPC, e dê você também o primeiro passo rumo ao sucesso através dos estudos.

Questões para concursos

DATA DE HOJE

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TJ solicita indicação de membros para comissão de concurso dos cartórios

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, encaminhou na segunda-feira (23) ofícios para os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Notários e Registradores do Estado da Paraíba (Anoreg) e para o procurador-geral de Justiça. O documento solicita a indicação de um membro de cada órgão para integrar a comissão do concurso para o ingresso na atividade notarial e de registro do Estado.

A realização do concurso atende à Resolução nº 80, de 9 de junho de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que declarou a vacância dos serviços notariais e de registro ocupados em desacordo com as normas constitucionais.

A Constituição Federal estabelece que esses serviços devem ser exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público. O ingresso nessas atividades depende de concurso de provas e títulos, não sendo permitido que qualquer cartório fique vago, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção por mais de seis meses.

De acordo com a Resolução do CNJ, excluem-se das disposições de vacância as unidades dos serviços de notas e registro, cujos notários e oficiais tenham sido legalmente nomeados segundo o regime vigente até antes da Constituição de 1988.
fonte: paraiba1

Sai lista com 417 convocados para Polícia Civil


O Diário Oficial do Estado, na edição de hoje, traz o edital de convocação de 417 aprovados no concurso da Polícia Civil para matrícula no curso de formação. Da lista devem fazer parte aprovados para os cargos de delegado (três pessoas), escrivães (82), agentes (200), médicos legistas (26), necrotomistas (16), peritos químicos (16), peritos criminais (20) e técnicos em perícia (24 ).
Os convocados devem efetuar a matrícula no Curso de Formação da Polícia Civil na Academia de Ensino da Polícia (AEP), antiga Acadepol, situada no bairro de Mangabeira VII, avenida Hilton Souto Maior, s/n, João Pessoa. As inscrições serão realizadas de 30 de agosto até 10 de setembro, nos horários das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Exceto nos dias 5 e 7 de setembro (domingo e feriado).
As aulas estão previstas para começar em outubro. De acordo com o delegado Bergson Vasconcelos, coordenador dos cursos de formação da Academia de Ensino da Polícia, a formação terá duração de quatro a cinco meses, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Após o curso, os candidatos serão nomeados e vão atuar nas sedes das Superintendências Regionais da Polícia Civil do Estado.
O concurso ofereceu 1.162 vagas, sendo 909 vagas para o nível superior e 253 de nível médio. Os demais aprovados serão convocados para a formação, gradativamente, pela Secretaria de Segurança e Defesa Social. Na última sexta-feira, o procurador geral do Estado, Edísio Souto, informou que o Governo do Estado foi autorizado pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Hermance Gomes Pereira, a convocar os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil para o curso de formação. Em sua decisão o juiz Hermance Gomes Pereira levou em consideração o fato de não haver vedação legal, já que o concurso foi homologado no dia 30 de junho deste ano, dias antes do prazo limite do cumprimento do período eleitoral.

fonte: jornaldaparaiba

domingo, 22 de agosto de 2010

Aprovados no concurso da Polícia Civil serão convocados pelo Governo do Estado


Dos 1.162 aprovados, serão convocados 418 candidatos que optaram para prestar serviços no interior do Estado. O Governo do Estado vai publicar, nos próximos dias, edital de convocação de 418 candidatos aprovados no concurso público para a Polícia Civil para realização do curso de formação na Academia de Ensino da Polícia (AEP), antiga Acadepol. As inscrições deverão ser iniciadas no dia 30 de agosto e se prolongarão até o dia 10 de setembro. As aulas estão previstas para começar em outubro.

Dos 1.162 aprovados, serão convocados 418 candidatos que optaram para prestar serviços no interior do Estado, tendo em vista a necessidade de reforço policial em diversos municípios paraibanos, bem como a capacidade de formação da AEP. Está prevista a convocação de 33 aprovados para o cargo de delegado, 82 para o cargo de escrivão, 200 agentes, 26 médicos legistas, 17 necrotomistas, 16 peritos químicos, 20 peritos criminais e 24 técnicos em perícia.

O procurador geral do Estado, Edísio Souto, informou que o Governo do Estado foi autorizado a convocar os candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil para o curso de formação e, em seguida, nomeá-los, pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Hermance Gomes Pereira, que em sua decisão levou em consideração o fato de não haver vedação legal, já que o concurso foi homologado no dia 30 de junho deste ano, dias antes do prazo limite do cumprimento do período eleitoral.
Secom/PB

Fonte: paraiba1

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PM convoca 309 aprovados em concurso para Curso de Formação


O Diário Oficial do Estado publicou, na edição desta quarta-feira (18), a convocação de 309 candidatos aprovados no Concurso da Polícia Militar para participarem do Curso de Formação de Soldados da PM. Os convocados devem se apresentar no dia 30 desse mês, das 8h às 12h nos seguintes locais:

Em João Pessoa, no Centro de Educação da PM, localizada no bairro de Mangabeira; em Campina Grande, Patos, Guarabira e Cajazeiras, nos respectivos batalhões.

A convocação dos aprovados, considerados suplentes, se deu após entendimento entre o comandante da Polícia Militar e o coronel Wilde Monteiro com o secretário de Administração do Estado, Antônio Fernandes Neto. Os convocados são remanescentes do concurso realizado em 2007.

Confira aqui a relação completa dos convocados.


fonte: paraiba1

sábado, 7 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Candidato pode pedir devolução da taxa paga no concurso dos Correios


Prova será transferida, provavelmente, para o dia 21 de novembro.
Para especialistas, candidato deve aproveitar adiamento para estudar.
Os candidatos ao concurso dos Correios podem pedir a devolução da taxa de inscrição caso tenham algum compromisso já agendado no dia da nova data da prova anunciada nesta quinta-feira (5) pela empresa pública, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1. Eles aconselham ainda os candidatos a aproveitar o adiamento do exame para estudar. Leia mais...