Boas Vindas

Seja bem-vindo ao GPC, e dê você também o primeiro passo rumo ao sucesso através dos estudos.

Questões para concursos

DATA DE HOJE

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Concursados da PC se reúnem nesta terça-feira e podem enviar "dados sobre segurança” à imprensa


“O quadro de funcionários na Polícia Civil da Paraíba está caótico”. Essa é a mensagem que os aprovados no concurso para preenchimento de vagas no órgão, em 2008, pretendem passar à população paraibana.

E a informação não se ampara apenas na frase grifada acima. Os concursados foram em busca de dados concretos para afirmarem que, de fato, o setor precisa urgentemente de reforço em seus efetivos.

De acordo com a Lei 8.672/2008, a Polícia Civil deveria ter 600 delegados, por exemplo, mas conta apenas com 312, conforme informações da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol).

Já o número de agentes de investigação, que deveria ser de 4.100 em todo o estado, resume-se a 802 policiais. A lei diz ainda que a Polícia Civil deveria ter 1.600 escrivães, mas a função é exercida por apenas 278 profissionais.

O setor de perícia na PC também sofre com a falta de profissionais. São apenas 36 na função de Perito Oficial Criminal e 34 na de Perito Oficial Químico-Legal, onde deveria haver, em cada área, 200 profissionais trabalhando.

A situação deve ficar ainda mais caótica nos próximos meses, já que de 30% a 40% dos policiais civis na Paraíba irão se aposentar daqui para dezembro deste ano, segundo a Aspol.

Concurso

Na noite desta terça-feira (13), uma comissão de concursados vai se reunir em João Pessoa, para discutir a possibilidade de mais mobilizações em prol da convocação dos aprovados no concurso. Eles disseram que vão enviar os dados aos órgãos de imprensa.

Segundo a comissão, há rumores de que o governo do estado convocaria apenas 200 aprovados (num total de 902), em agosto, o que não agrada ao grupo que está à frente das negociações. “Queremos que todos os aprovados sejam convocados para o curso de formação e nomeados em seguida, porque a necessidade é enorme, como se pode ver nos dados”, afirma a comissão.

fonte: ParaibaemQAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário