Boas Vindas

Seja bem-vindo ao GPC, e dê você também o primeiro passo rumo ao sucesso através dos estudos.

Questões para concursos

DATA DE HOJE

domingo, 4 de julho de 2010

Enem inscreve até 9 de julho; veja universidades da PB que aceitam

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 podem ser feitas até o dia 9 de julho exclusivamente pela Internet e será exigido o número de CPF do participante. A novidade este ano é que agora, além de ser instrumento de entrada em cursos universitários, a prova pode ser feita por pessoas que estejam pleiteando certificação no Ensino Médio, ou seja, quem não cursou ou não concluiu esta etapa.

Universidades na Paraíba que aceitam Enem

Além das instituições particulares, as universidades federais da Paraíba e de Campina Grande (UFPB e UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) aceitam a nota do Enem como forma de ingresso para seus cursos superiores. No IFPB, são oferecidas 1.500 vagas, por meio do Sistema de Seleção Unificada, em 24 cursos distribuídos em nove campi (http://www.ifpb.edu.br/sisu/).

Já a UFPB passa a adotá-lo a partir do vestibular deste ano. O tradicional Processo Seletivo Seriado (PSS) será substituído gradualmente. No PSS-2011, 10% das vagas serão direcionadas aos participantes do Sisu. Esse percentual subirá para 20% em 2012, 40% em 2013, 50% em 2014, até que em 2014, quando aconteceria o PSS 2015, todas as vagas disponibilizadas pelos cursos da UFPB serão preenchidas através do Enem.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) utilizará o Enem como instrumento de classificação para ingresso nos cursos de graduação da instituição, mas não por meio do Sisu. Os candidatos terão que se inscrever na Comprov para ter a nota aproveitada.

Como se inscrever no Enem

Para realizar a inscrição é exigido o CPF. Outra exigência é o preenchimento do questionário socioeconômico.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00, mas alunos da última série do Ensino Médio em escolas públicas não a pagam. Poderão ser isentos de taxa os estudantes que tiverem concluído o Ensino Médio nos anos anteriores e estudantes de escolas privadas, desde que não tenham condições de pagá-la e assinem declaração de carência.

Além dos dados cadastrais, o participante deverá responder ao questionário socioeconômico no próprio ato de inscrição. O questionário é composto por poucas questões a serem respondidas diretamente na Internet.

A redação e as quatro provas do Enem, cada uma com 45 questões, serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. No sábado, dia 6, haverá prova de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, dia 7, deverá ser feita a redação e haverá prova de matemática, linguagens e códigos. O participante deverá optar por uma língua estrangeira, inglês ou espanhol, no momento da inscrição. Em ambos os dias a prova terá início às 13h. O encerramento ocorrerá às 17h30 no sábado e 18h30 no domingo.
fonte: paraiba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário