Boas Vindas

Seja bem-vindo ao GPC, e dê você também o primeiro passo rumo ao sucesso através dos estudos.

Questões para concursos

DATA DE HOJE

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A partir do próximo ano Fies terá novo formato

Mudanças devem extinguir a obrigatoriedade de um fiador. Lula confirmou que haverá novas regras, mas elas só serão divulgadas depois das eleições.
A busca por fiadores sempre foi apontada por estudantes como um dos principais gargalos para a adesão ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Ontem, durante visita a Maringá, interior do Paraná, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o programa ganhará outras regras, mas que elas só serão anunciadas em outubro, após as eleições. As novidades devem ser justamente no tópico mais criticado por aspirantes a vagas em faculdades particulares. No início deste mês, foi publicada uma medida provisória criando um fundo que garante a dispensa do fiador. Na época, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que a MP deveria ser regulamentada até o fim de setembro.
Com as novas regras, os alunos poderão aderir ao fundo garantidor ou escolher um fiador. De acordo com o presidente Lula, o anúncio não será feito imediatamente para que não haja acusações de interesse eleitoral. “Estamos passando por um acontecimento histórico porque chegamos a 704 mil alunos que passaram pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Ou seja, foi o maior programa de bolsa de estudos já feito neste país, sobretudo para os jovens da periferia. O Fies será, em breve, um dos mais importantes programas na área de educação do mundo”, comemorou o petista.
O fundo garantidor será mantido por uma parcela destacada de cada título emitido pelo próprio Fies para as instituições de ensino. Atualmente, cerca de 800 instituições participam do Fies. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), no ano passado, foram firmados aproximadamente 560 mil contratos do fundo.
Fonte: Correioweb/EuEstudante

Nenhum comentário:

Postar um comentário