Boas Vindas

Seja bem-vindo ao GPC, e dê você também o primeiro passo rumo ao sucesso através dos estudos.

Questões para concursos

DATA DE HOJE

quarta-feira, 21 de abril de 2010

SORTE????

Algumas pessoas têm o hábito de atribuir suas conquistas à sorte. Esse costume é impregnado aos poucos, pois desde a infância somos acostumados a vermos a palavra "sorte" ser usada em diversas oportunidades, como se os seus detentores fossem afortunados, enquanto que outros, coitados, nunca conseguiriam alcançar os objetivos de suas vidas justamente por lhes faltar sorte. Quem nunca viu no rodapé de uma prova a expressão "boa sorte!", como se ela fosse um termo mágico que faria o aluno relapso tirar 10?
Pode ser até que a sorte ajude um pouco, mas o principal é você se esforçar e fazer a sua parte para que a sorte chegue e lhe encontre fazendo a sua parte (não quero entrar aqui na discussão filosófica entre sorte x Deus x destino x fatalidade). Ora, sempre que alguém consegue algo através da sorte, teve que fazer algum esforço, nem que seja mínimo. Exemplo disso é aquela pessoa que sozinha ganha na loteria, pois apesar de ter sido contemplada com tamanha fortuna, fez a sua parte: comprou o bilhete premiado.
Nos concursos, há quem diga que determinada pessoa nunca estudara e, de repente, fora aprovada em um excelente certame. Vá atrás e verificarás que o suposto sortudo na verdade passara noites sem dormir, estudando.
Realmente, já vi situações em que apenas um pequeno grupo de candidatos foram aprovados em determinada etapa subjetiva de concurso por terem a "sorte" de ter lido justamente aquela doutrina que abordava uma teoria nova, exigida na fase escrita do concurso - um legítimo caso de sorte. Entretanto, para que isso acontecesse, foi necessário que o candidato aprovado (e sortudo!) tivesse lido, entendido e lembrado do assunto cobrado no concurso.
Pode ser até que a sorte colabore com o destino de muita gente, mas tenho a certeza de que ela tem a predileção de sorrir para aqueles que perseveram.
Dois bons pensamentos sobre o assunto:

"Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho."Thomas Jefferson

"A perseverança é a mãe da boa sorte." Miguel Cervantes
Fonte: http://www.questoescomentadas.com/search/label/Para%20refletir

Nenhum comentário:

Postar um comentário