Foi publicado o aguardado edital de concurso
público para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da
Bahia. A seleção visa o provimento de 2.000 vagas ao cargo de Soldado da
Polícia Militar, sendo 1.865 vagas para o Quadro de Praças Policiais
Militares (QPPM) e 135 vagas para o Quadro de Praças Bombeiros
Militares (QPBM), ambos integrantes da estrutura da Secretaria da
Segurança Pública do Estado da Bahia.
O Concurso PMBA será
realizado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia, em
parceria com a Fundação Carlos Chagas, tendo validade de 1 (um) ano
contado da data da Homologação, podendo antes de esgotado, ser
prorrogado uma vez, por igual período.
As vagas serão distribuídas
por Regiões de Classificação/Município/ Sede, abrangendo as cidades de
Salvador (capital), Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da
Conquista, Barreiras e Itaberaba (interior).
Requisitos
Para
disputar uma das vagas de Soldado da Polícia Militar ou Bombeiro
Militar é necessário ter concluído ensino médio (antigo 2º Grau) ou
curso técnico equivalente. Os aprovados ingressarão na qualidade de
Alunos, recebendo bolsa mensal de estudo no valor de um salário mínimo
(R$ 622,00), válida enquanto durar o Curso de Formação.
Além da
escolaridade mínima, vale ressaltar que são requisitos para o ingresso
no Curso de Formação de Soldado: a idade mínima de 18 anos e a máxima de
30; possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e
1,55 m para candidatas do sexo feminino; ter aptidão física e mental,
comprovada por exames a serem solicitados e também possuir Carteira
Nacional de Habilitação válida, na categoria B.
Remuneração
Após
a devida conclusão, com êxito, do Curso de Formação, o Soldado da
Polícia Militar (QPPM) ou Soldado Bombeiro Militar (QPBM) perceberá
remuneração inicial de R$ 1.878,59.
Inscrições
As
inscrições serão feitas na página eletrônica da organizadora
(www.concursosfcc.com.br), através do preenchimento do Formulário de
Inscrição, no período de 10 horas do dia 08 de outubro às 14 horas do
dia 05 de novembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília. A
taxa de inscrição para o certame será R$ 70,00.
A partir de 12 de
novembro de 2012 o candidato deverá conferir na página de inscrição se
os dados foram recebidos e o valor da inscrição foi pago.
Seleção
A
seleção dos candidatos será realizada pela Fundação Carlos Chagas em
duas etapas: a primeira é a Prova Objetiva com questões sobre Língua
Portuguesa, Raciocínio Lógico-Quantitativo, História do Brasil,
Geografia do Brasil, Atualidades, além de noções de Direito
Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Penal e
noções de Igualdade Racial e de Gênero.
A segunda etapa será a
Prova Discursiva - Redação, versando sobre disciplinas/assuntos
constantes do Conteúdo Programático disposto no Edital, lembrando que
serão apresentados três temas e o candidato deverá desenvolver apenas um
deles.
A aplicação das provas, tanto Objetiva quanto Discursiva –
Redação, está prevista para o dia 09 de dezembro de 2012, no
Município/Sede das Regiões de Classificação, de acordo com a opção do
candidato manifestada na inscrição, a saber: Salvador, Juazeiro, Feira
de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.
A
confirmação da data e as informações sobre horários e locais de provas
serão divulgadas oportunamente pelos sites da Fundação Carlos Chagas, do
Portal do Servidor, do Diário Oficial e também nos Cartões
Informativos, que serão encaminhados pelos Correios e por e-mail.
Fonte: ConcursosnoBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário